ÁREA RESERVADA
{{link.titulo}} Login

CNTMP - Comissão Nacional do transporte de Mercado

Comissão Nacional do transporte de Mercadorias Perigosas

Comissão Nacional do Transporte de Mercadorias Perigosas, criada por despacho ministerial conjunto de 24.11.1997 (Despacho Conjunto nº 113-A/98, publicado no “Diário da República”, 2ª S, nº 40/98, de 17.2.1998), foi incumbida de trabalhar na revisão permanente da regulamentação do setor e de acompanhar a sua execução. Constituem a CNTMP, da qual a EPCOL faz parte, os serviços públicos enumerados no despacho conjunto, ou aqueles que lhes venham a suceder nas mesmas áreas de competências, e ainda as organizações económicas e profissionais (designadamente, empresas, organismos de prevenção e segurança e associações patronais e sindicais) que o solicitem à própria Comissão. (Fonte: Regulamento interno da CNTMP de 03-10-2012 e Composição da CNTMP).

Certificação de Condutores de Mercadorias Perigosas

A necessidade de prevenir riscos específicos associados à condução dos veículos de transporte de mercadorias perigosas levou à obrigatoriedade da formação adequada dos condutores de veículos que transportam estas matérias.

Formação obrigatória adequada – Carta ADR

O certificado de formação é emitido pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes - IMT, a todos os profissionais que obtenham aprovação em exame (após curso de formação específico) e demonstrem reunir condições físicas e psíquicas para o efeito. O curso de formação tem que ser lecionado por uma entidade formadora reconhecida pelo I.M.T.T. (consulte aqui as entidades formadoras).