Compromisso com o Futuro.
Os combustíveis líquidos de utilização rodoviária podem ser produzidos através de várias fontes: fósseis, matérias-primas residuais (como os biocombustíveis avançados) ou renováveis (como os e-fuels produzidos através de H2 verde e CO2).
Os combustíveis líquidos derivados do petróleo são os mais visíveis dos produtos resultantes do processo de destilação do crude, e dos mais utilizados por todos nós, diariamente. Atualmente, em Portugal, os combustíveis rodoviários são compostos por combustíveis fósseis e biocombustíveis, cuja incorporação é obrigatória por lei.
Publicações:
- Biocombustíveis: dos processos de produção ao mercado, IST e ERSE
- Número de Postos de Combustíveis em Portugal Continental (dez. 2024)
- A Importação Irregular de Combustíveis (fev. 2022)
- Análise do mercado de combustíveis líquidos rodoviários (2018-2020), ERSE
Informações:
Artigos:
- Que mais será preciso para considerar os Combustíveis Renováveis imprescindíveis para a Neutralidade Climática dos transportes? e-outlook junho 2025
- Comité Económico e Social Europeu apela a uma estratégia da UE para os combustíveis líquidos - e-flash junho 2025
- Tour d’Europe: combustíveis renováveis têm papel crucial na descarbonização do transporte rodoviário - e-outlook abril 2025
- De Green para Clean – Uma correção de rumo na União Europeia? - e-outlook março
- Artigo de Opinião - Revisão da Regulamentação Europeia das normas de emissão de CO2 dos veículos ligeiros e pesados - e-outlook de outubro
- Porque é que precisamos de combustíveis de baixo carbono? - aprevista dezembro 2023