 Tour d’Europe: combustíveis renováveis têm papel crucial na descarbonização do transporte rodoviárioO Tour d’Europe é uma iniciativa europeia inovadora, cujo arranque a 25 de março em Madrid marcou o início de uma viagem de três meses por diversos países. Carros e camiões exibindo o logótipo do Tour percorrem a Europa, de Norte a Sul e de Oeste a Este, com o propósito de demonstrar o potencial dos combustíveis renováveis na descarbonização do transporte rodoviário. São 70 eventos em 20 países onde se comprova a acessibilidade e facilidade de uso destes combustíveis, evidenciando o seu papel significativo na meta de neutralidade climática da UE até 2050.
Portugal integra este roteiro: os veículos do Tour passaram por cá e abasteceram exclusivamente com combustível 100% renovável (HVO e B100) em postos da Prio e da Repsol, parceiras oficiais do projeto.
Na tarde de 23 de abril, os veículos do Tour chegaram a Lisboa, à Nova School of Business and Economics (NOVA SBE), onde decorreu também um debate público sobre mobilidade sustentável. Intervieram diversos especialistas do setor, incluindo Almeida Capão (Câmara Municipal de Cascais), João Ferreira (piloto Repsol), Claudia Ribeiro da Silva (Bosch), Miguel Casaca (Cascais Próxima), Professora Margarida Gonçalves (PCBC), António Comprido e João Reis (EPCOL), Anabela Antunes (PRIO), Nuno Miguel Alvarez (Repsol Portugal), Pedro Cordeiro (Transportes Aguieira SA), Luis Serrano (ADAI - Polytechnic of Leiria) e Alexandre Fernandes (Entidade Nacional para o Setor Energético), e Ana Calhôa (ABA). Nas considerações finais, a Epcol e a ABA sublinharam que "os combustíveis renováveis e de baixo carbono são uma aposta ganha e necessária", destacando o papel dos biocombustíveis avançados na transição energética.
O Tour d'Europe termina a 24 de junho com a apresentação das conclusões num evento final em Bruxelas.
|