2024, um marco na nossa existência.Não é frequente utilizarmos esta rubrica da nossa newsletter para falarmos de nós. Usamo-la para dar a conhecer as nossas opiniões, manifestar os nossos pontos de vista, divulgar aquilo que defendemos. Abrimos uma exceção, por 2024 ter sido um ano de grande relevância para a nossa Associação.
De facto, a 3 de junho de 2024 iniciámos um novo capítulo da nossa história e demos um passo adicional na adaptação que temos vindo a fazer, de modo a dar resposta às alterações do mundo e às preocupações que as nossas associadas e todas as partes interessadas vêm manifestando, e que de há uns anos a esta parte está refletida na nossa assinatura:- Energia em evolução
Ao longo de mais de 30 anos, temos vindo a construir uma associação de referência, num setor da maior importância para a economia do país e o bem estar social. Sem energia e, em particular sem combustíveis, a civilização tal como a conhecemos não existiria. Os níveis de desenvolvimento e progresso alcançados são inegáveis, possibilitando às empresas e às pessoas desfrutarem de níveis de conforto e flexibilidade desconhecidas de muitas gerações. Entre eles, destaca-se a mobilidade. O desenvolvimento económico ímpar na história, só foi possível com a capacidade de movimentar pessoas e bens, praticamente sem limitações de espaço e tempo. Um setor que disponibiliza 98% da energia para a mobilidade e que tem garantido, e continuará a garantir, a segurança de abastecimento, sem falhas, mesmo em períodos de grande crise quer geoestratégica, quer social, quer devido a fenómenos naturais. Um setor que nos últimos anos foi profundamente marcado pela Agenda Europeia e pelo compromisso de neutralidade carbónica até 2050, compromisso com o qual estamos profundamente empenhados.
Não escamoteamos que a utilização de combustíveis de origem fóssil também trouxe problemas, nomeadamente a nível do impacto no clima, com consequências negativas para o planeta, para a biodiversidade e, em última instância, para as pessoas.
Daí, o compromisso sucessivamente assumido pelo setor de trilhar novos caminhos na transição energética, procurando soluções menos penalizadoras, descarbonizando as suas operações, aumentando a eficiência energética e oferecendo produtos com menor pegada carbónica. As nossas associadas são hoje empresas de energia, pelo que, identificarmo-nos apenas como representantes da indústria petrolífera seria, neste contexto, redutor.
Foi esta reflexão que nos levou a dar um novo passo na nossa evolução e nos conduziu ao reposicionamento estratégico da nossa Associação, e à adoção da designação EPCOL – Empresas Portuguesas de Combustíveis e Lubrificantes.
O nosso propósito é claro: garantir a energia do presente enquanto investimos na energia do futuro.
Pretendemos ser a Associação de referência na defesa e promoção dos combustíveis e lubrificantes, de forma a impulsionar a sustentabilidade económica, social e ambiental, no presente e no futuro.
Continuaremos a defender os interesses das nossas associadas e das atividades relativas aos combustíveis e lubrificantes, junto das diferentes partes interessadas, fomentando um maior conhecimento técnico da área, partilhando a nossa experiência e apresentando novas soluções, económica, social e ambientalmente sustentáveis, imprescindíveis a um futuro próspero que todos decerto ambicionamos.
Votos de um Excelente 2025!
Artigo escrito por João Reis, Assessor de Comunicação da EPCOL
|