UP-Upcoming Energies é o nome da Fábrica de Inovação da Galp, que amanhã abre portas no LACS, em Lisboa. Esta nova unidade em frente ao rio Tejo pretende reforçar a proximidade da Galp à inovação global, com um foco particular na comunidade empresarial que desenvolve soluções cleantech.
No âmbito da estratégia de transformação da Galp, para responder à transição energética em curso, a UP irá centrar o seu trabalho de inovação a partir do ponto de vista humano, ou seja, dos problemas concretos que as pessoas enfrentam no seu quotidiano para as soluções tecnológicas que podem ajudá-las a superá-las.
O espaço será organizado de forma a potenciar as sinergias, a cocriação e cooperação para o desenvolvimento, o lançamento e a fase comercial de projetos que se enquadram nos eixos em que a Galp se posiciona: o digital, a mobilidade do futuro, a transição energética e a economia circular.
A UP começará a avaliar startups, a executar projetos-piloto e a desenvolver testes preliminares com os utilizadores para identificar oportunidades potenciais que possam beneficiar a Galp e seus clientes.
O responsável pela equipa da UP é Richard Lagrand, que iniciou a sua carreira na área das telecomunicações, liderou o arranque de diversas startups na área do eCommerce e, antes de se juntar à Galp, era o dirigia o programa de IoT e Datatech do Startupbootcamp, um programa de aceleração de startups em Barcelona.
Atualmente, a UP encontra-se a avaliar projetos em áreas que vão desde o rating de crédito a tecnologias de ponta que ajudam a otimizar o desempenho e o rendimento de parques solares de grande escala, com recurso ao armazenamento de energia, revestimentos, robôs de limpeza e painéis bifaciais, para citar alguns exemplos.
Em conjunto com a Católica Lisbon School of Business and Economics e a Fabstart, a UP desenvolveu um programa de estágios de verão online com os alunos para a realização de pesquisas e testes de mercado sobre diversos aspetos relacionados com a forma como as pessoas utilizam a energia no seu quotidiano doméstico. Os resultados servirão de base para determinar oportunidades adicionais de atuação ou diferenciação para a Galp.
Para saber mais sobre a UP, neste link poderá assistir a uma conversa entre Richard Legrand e Cristina Fonseca, administradora não-executiva da Galp que é ainda partner na Indico Capital Partners e foi uma das criadoras da Talkdesk, uma das primeiras empresas unicórnio portuguesas. Ambos estarão disponíveis para responder a todas as perguntas num live Q&A a partir das 17h30 de amanhã, no qual todos estão convidados a participar.