Armazenagem - resumo histórico
Durante mais de cinco décadas, situou-se nas instalações localizadas em Cabo Ruivo, o mais importante polo petrolífero do país, complementado por Matosinhos e Sines. Deste local da cidade irradiavam diariamente mais de 500 camiões-cisterna para distribuírem combustíveis a granel e gás engarrafado a Lisboa e à zona centro, até Leiria, Castelo Branco e Portalegre.
A escolha da zona de Cabo Ruivo para realização da Expo’98 veio antecipar a libertação dos terrenos aí ocupados pelas companhias petrolíferas e acelerar a busca de alternativa logística, uma vez que a componente refinação já fora reformulada com a modernização do complexo industrial da Refinaria de Sines.
Existindo já dois polos de abastecimento nas regiões norte e sul, havia que assegurar todo o abastecimento da zona centro e área metropolitana de Lisboa, a que correspondia cerca de 50% dos consumos totais do país. Para responder a este desafio, foi constituído, em setembro de 1992, o Grupo de Projetos incumbido de desenvolver os trabalhos preparatórios. Os estudos para a configuração dos equipamentos que viriam a dar origem à nova instalação de armazenagem, tiveram o seu início no final de 1992, tendo ficado decidida, em 1993, a sua localização em Aveiras de Cima. Esta alteração profunda do sistema de Armazenagem e Distribuição, contemplou também a construção do oleoduto multiprodutos, único em Portugal, cuja construção foi iniciada em abril de 1996 e concluída em outubro do mesmo ano, que tem um comprimento de 147 km e transporta 6 (seis) produtos petrolíferos de forma sequencial e por ciclos que são recebidos, armazenados e distribuídos a partir da instalação da CLC, em Aveiras de Cima.
Com origem na Refinaria de Sines da Petrogal, onde se localiza a estação de bombagem principal, o Oleoduto tem, na sua atual configuração, uma capacidade de transporte de 4 milhões de toneladas por ano e é o primeiro na Europa a transportar combustíveis líquidos e gases de petróleo liquefeitos. É uma infraestrutura de utilidade pública suportada por legislação que garante as obrigações necessárias para se garantir a sua integridade.
Para além da referida anteriormente, a Armazenagem em Portugal Continental é constituída pelos Parques das duas refinarias, localizadas em Matosinhos e Sines, que têm capacidade de armazenagem tanto de matéria-prima como de produto refinado, e por um conjunto de parques localizados em Viana do Castelo, Perafita, Boa Nova, Leixões, Real, Matosinhos, Viseu, Aveiro, Trafaria, Porto Brandão, Banática, Barreiro, Setúbal, Sines e Faro. Nestes parques o produto refinado é armazenado e depois distribuído para postos de abastecimento, indústria e outros setores e aeroportos.
Na Região Autónoma da Madeira, o Terminal Marítimo e o Parque de Combustíveis da CLCM do Caniçal, garantem o abastecimento de combustíveis petrolíferos à Região. Merece particular destaque o aprovisionamento de combustíveis de aviação ao Aeroporto da Madeira, por Viatura Cisterna e o fornecimento de fuelóleo, para produção de eletricidade no Caniçal e Socorridos, bem como a receção de combustíveis líquidos na ilha do Porto Santo.
Na Região Autónoma dos Açores o fornecimento de combustíveis é igualmente garantido por via marítima, sendo a partir dos terminais situados na Ilha de São Miguel, que se abastecem os restantes terminais das 8 ilhas do Arquipélago.