GL - Utilização e Benefícios
Sempre à mão
No negócio de GL, os segmentos de negócio mais comuns são: o embalado, o canalizado, o granel e o autogás (GL Auto). Os dois primeiros são mais significativos no nosso mercado. A comercialização de GL canalizado representa o fornecimento individualizado de energia a habitações, estabelecimentos comerciais, indústria e serviços, a partir de um centro de armazenagem (reservatório ou posto de garrafas), e através de uma rede e ramais de distribuição.
Nos setores doméstico e de serviços, os GL estão especialmente vocacionados para a utilização no aquecimento de ambiente, produção de águas quentes e cozinha.
No setor industrial, pelas suas qualidades intrínsecas, os GL são utilizados nos mais diversos sectores como Agricultura, Avicultura e pecuária, Agroindústria, Alimentação, Indústria transformadora, Metalurgia de metais ferrosos e não ferrosos, Vidro, Cerâmica, Indústria têxtil e Madeira e Papel.
O GL é ainda utilizado como carburante automóvel, conhecido como Autogás, sendo um carburante alternativo a ter em conta na melhoria da qualidade do ar e ambiente urbano.
Benefícios e potencialidades
O GL é um combustível gasoso com baixos níveis de emissão de carbono e milhares de aplicações, incluindo aquecer, cozinhar e alimentar motores automóveis.
O GL embalado facilita o acesso dos consumidores a uma fonte de energia, mesmo aos localizados em áreas mais remotas, e dessa forma a um nível de conforto e de qualidade de vida, que de outra forma se veriam privados. Com efeito, sendo um produto embalado, ele pode chegar onde não chegam as tradicionais infraestruturas de transporte de energia, associadas a sistemas de produção centralizada, dando resposta às principais necessidades energéticas, seja da habitação (fogão, águas quentes sanitárias e aquecimento ambiente), seja ainda de pequenas e de médias unidades industriais. Independentemente da sua localização no território, por mais dispersa ou isolada que esteja, o GL constitui em muitos casos a única possibilidade que o consumidor encontra de satisfazer as suas necessidades de acesso a uma fonte de energia.
Disponível em todo o mundo, com fortes perspetivas de abastecimento e rede de distribuição flexível, o GL chega a todos!
Saiba mais:
Princípios de utilização nos veículos automóveis ligeiros e pesados de GL Decreto-Lei n.º 136/2006
Especificações oficiais: para o GL carburante Decreto-Lei n.º 89/2008 de 30 de Maio